terça-feira, abril 17, 2007

Pedras do Castelo

As pedras no caminho? Guardo todas...
Um dia vou construir um castelo...

...

Por muitos caminhos não retos devo guardá-las?
Todas essas pedras que colocam em meu caminho?
Para construir o meu esperado castelo
Na larga terra escolhida para meu definho?

É esse o tal esperado vindouro?
Quando chegar lá, será de pedras o meu tesouro?
Apenas pedras postas ali mesquinhas e obtusas?
Apenas pedras frias, pesadas e mudas?

Elas não passam de frustradas, isso sim!
Pois das montanhas não passam de farelos...
Servem apenas para levantar paredes,
Jamais por si suficientes para construir castelos!

E as janelas, jardim, cama, endereço?
E o reino, rainha, portas e portões?
As pedras têm objetivo maior que o tropeço,
Elas juntas têm habilidade de formar prisões

Assim só terei pedras, apenas pedras terei...
Além de paredes o que mais eu farei?
Talvez me apedrejar de forma voraz...

Então escrevinho:
As pedras no caminho? Deixo para trás...
Nenhum dia vou construir qualquer parede...

Augusto Sapienza (
índice de posts de Augusto)

Versos originais da primeira estrofe de Nemo Nox.
Obs: Ao contrário do se acha na internet, os versos da primeira estrofe não são de Fernando Pessoa.

3 comentários:

Larissa Marques - LM@rq disse...

As pedras já temos, meu caro. Resta-nos construir caminhos.

Marcos Côrtes disse...

Ninguém faz castelos de ouro,
terá de esconde-los, das febres, dos outros.

As pedras, sejam postas ou anônimas, estão em nosso caminho pois querem ser achadas. Pedras tem almas, até perdidas, mas almas.

Não se prender a alma de outros pode ser liberdade, entretanto, solitária liberdade.

Anônimo disse...

Augusto:
Primeiro, perdoa a minha demora em vir. Não foi descaso. É que o tempo anda me roubando das coisas e pessoas de que gosto e dos lugares em que eu adoraria estar. Mas, vim. Correndo, atrasada, vim...Quero dizer da alegria de encontrar seu passos no Meu Porto e de ler o seu comentário. Quanto aos meus poemas, sinta-se à vontade para colhê-los...Só lhe peçp que me diga se o fizer, pois quero ter a honra de me ver publicada aqui, entre tantas belezas.
Então, deixo beijo....
Míriam Monteiro - http://migram.blog.uol.com.br